quarta-feira, 25 de maio de 2011

Profissionais do C. E. Prefeito Luiz Guimarães elegem delegados

Na semana passada, docentes e funcionários do Colégio Estadual Prefeito Luiz Guimarães se reuniram a fim de eleger seus delegados para o XIII Congresso do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. O Colégio, situado no município de Queimados, recebe milhares de alunos da cidade. Vinte profissionais participaram das discussões e indicaram os professores Mario Luiz e Viviane.


A rede estadual encontra-se em luta pela defesa da Educação Pública e em contrariedade à política de "otimização" e superexploração executada pelo Governo Sérgio Cabral e por seu secretário de Educação Wilson Risolia. No próximo dia 7 de junho, haverá paralisação da categoria, que também decidiu pelo boicote ao Conexão Educação e ao SAERJ. Com supostas preocupações pela melhoria da Educação, que estão apenas relacionadas aos números e índices, sem situá-los na realidade cruel na qual se encontram as famílias com pais e mães desempregados, violência exacerbada e ausência de investimentos sérios nos serviços públicos básicos, o Estado do Rio de Janeiro ainda impõe um Plano de Metas baseado na meritocracia a ser cumprido pelas instituições escolares.


"Querem nos obrigar a fazer um trabalho idêntico quatro vezes diferentes, ao lançar as notas bimestrais dos alunos. Em vez de contratarem funcionários concursados, pressionam as escolas para que os próprios professores entrem no Conexão Educação e lancem as notas virtualmente, além das já colocadas nos diários de classe. Não podemos aceitar essas imposições e é preciso que a categoria se mobilize para enfrentar esses ataques do governador, em consonância com o desmonte da Educação Pública", explicou o professor de Educação Física Mario Luiz.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Profissionais do Colégio Municipal Botafogo elegem delegado para o Congresso do SEPE

Nos dias 12 e 13 de maio, os profissionais da Educação do Colégio Municipal Botafogo, em Macaé, realizaram nos turnos da manhã e da tarde Assembleias para discutir a Conjuntura, as Políticas Educacionais e as formas possíveis de organizar a categoria para o enfrentamento aos ataques realizados pelos governantes que exploram ainda mais a classe trabalhadora e precarizam a Educação Pública. Desde fevereiro, @s Educador@s em Macaé têm construído mobilizações jamais realizadas em anos anteriores, culminando com uma passeata com cerca de 400 participantes no dia 23 de fevereiro e com pressões para que a Prefeitura de Riverton Mussi/PMDB e a Secretaria de Educação de Guto Garcia/PT atendam às 21 reivindicações aprovadas em Assembleia da rede municipal.


Participaram das reuniões na Unidade cerca de vinte e cinco profissionais, dentre professor@s do 1º e 2º segmentos, auxiliares de serviços gerais, orientador@s pedagógicos, coordenadora de turno e diretora da Unidade de Ensino. Foram feitas críticas ao distanciamento da direção do sindicato e à ausência de um trabalho cotidiano de base, além de levantadas sugestões, como a realização de uma reunião mensal no Colégio para a discussão dos problemas gerais da Educação no município e formas para mobilização e garantia de conquistas para a categoria; publicação de dossiês e materiais informartivos; lutar pelas melhorias que transcendam a questão salarial, para conseguir um apoio maior do conjunto da sociedade etc. Além disso, foi levantada a importância da licença sindical, para que @s diretor@s do SEPE possam se dedicar mais significativamente ao trabalho de base e fortalecer o Sindicato.


Os profissionais da Educação do C. M. Botafogo elegeram o Professor Gabriel Marques, de Educação Física, como delegado para o XIII Congresso Ordinário do SEPE.


Durante os dias 31 de maio e 1 de junho, ocorrerá na Cidade Universitária de Macaé o Fórum Permanente de Educação, do qual participarão 3 professores indicados pelos colegas, além da Direção.

terça-feira, 10 de maio de 2011

XIII Congresso Ordinário do SEPE

Na avaliação do Sindicalismo Militante, a divulgação desse importante Congresso não tem sido proporcional à sua importância. Tentamos, na medida de nossas forças e instrumentos de divulgação, difundir as informações aos profissionais da Educação. É de suma importância que a categoria discuta sobre a conjuntura em nosso país em tempos de crise econômica e trace propostas de ação para enfrentar os ataques que visam à salvação dos empresários e banqueiros e ao desmonte da Educação Pública, realizados pelos governantes do nosso país. Além disso, muitas críticas ao sindicato são feitas pelos profissionais no cotidiano e realmente precisamos de uma representação mais presente e mais próxima das escolas! Portanto, divulgamos aqui as informações e incentivamos a realização de Assembleias nas escolas para ampliar a participação da categoria nas deliberações sobre os rumos de nosso Sindicato.

Com o tema “Escola não é fábrica, aluno não é mercadoria, educação não é negócio – contra a meritocracia e a produtividade na educação”, durante os dias 26, 27 e 28 de maio ocorrerá a maior instância deliberativa do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE): seu Congresso Estadual.

Durante o evento, a entidade possui como objetivos analisar e discutir reformas sindical, trabalhista, previdenciária e universitária em curso pelo país; elaborar estratégias de luta para defender a Educação Pública e a organização dos Movimentos Sociais; avaliar a conjuntura para o enfrentamento às políticas neoliberais implementadas pelos governantes; avançar na construção de um projeto alternativo de educação, atrelado a uma sociedade qualitativamente superior à atual; e refletir sobre a organização do próprio sindicato. A pauta encontra-se dividida em cinco pontos, a saber, Conjuntura; Políticas Educacionais; Avaliação do movimento, organização, lutas e concepção sindical; Atualização do Estatuto e organização do SEPE/RJ; e Análise dos convênios com planos de saúde[1].

Além dos membros efetivos da Direção Estadual, de diretores de núcleos e regionais com licença sindical, qualquer profissional da Educação tem a possibilidade de ser delegado(a), com direito a voz e voto no Congresso. Para isso, é necessário que seja convocada e realizada em sua escola uma Assembleia [2], durante a qual sejam discutidos os pontos da pauta e eleitos os(as) candidatos(as). Os(as) eleitos(as) precisam se filiar ao SEPE até o dia em que a Assembleia for realizada [3]! As assembleias para eleição de delegados(as) podem ser realizadas até o dia 19 de maio e as respectivas atas devem ser entregues até o dia 20 de maio, tendo como limites os horários de 17h nas sedes dos núcleos ou regionais e 21h na sede do SEPE/Central [4].

Também é possível participar do Congresso como observador(a). A taxa de inscrição será paga no ato do credenciamento e custa R$5,00 para professores(as) e R$3,00 para funcionários(as) administrativos(as).

O Sindicalismo Militante se coloca à disposição para maiores informações sobre o Congresso, diálogos sobre os pontos de pauta e auxílio para a realização das Assembleias.

[1] As normas regimentais do XIII Congresso Ordinário do SEPE estão disponíveis em http://www.seperj.org.br/pdf/normas_regimentais.pdf

[2] A ata da Assembleia nas escolas deve ser assinada pelos participantes e indicar os(as) profissionais eleitos(as): http://www.seperj.org.br/pdf/atadeeleicao_escola.pdf

[3] Para se sindicalizar, o(a) profissional precisa estar munido(a) de contra-cheque na maioria dos casos e preencher a ficha de filiação. Profissionais das redes municipal do Rio de Janeiro e estadual do RJ podem se filiar na sede do SEPE/Central; profissionais de outras redes municipais podem procurar os núcleos e regionais mais próximos: http://www.seperj.org.br/sindicalizacao.php

[4] Rua Evaristo da Veiga, 55, 8º andar – Centro. Tel: (21)2195-0450.


Contatos:

End. Eletrônico: sindicalismo_militante@yahoo.com.br

Twitter: http://twitter.com/#!/Sind_Militante

Blog: http://sindicalismomilitante.blogspot.com

Telefone: (21)9450-2472 - Gabriel

(21) 9955-8771 - Gustavo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Apoio à Ocupação Estudantil da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ

O SINDICALISMO MILITANTE, movimento que reúne trabalhadores da Educação Básica do Rio de Janeiro, vem por meio desta notar, publicizar seu irrestrito apoio aos estudantes dos cursos de Educação Física e Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que desde ontem decidiram ocupar a direção da Escola de Educação Física e Desportos.

Em tempos de crise econômica, a presidenta Dilma Rousseff dá continuidade à política de precarização das Universidades Públicas, potencializada a partir da imposição do REUNI em 2007 e pelo corte de verbas no início de 2011. A EEFD-UFRJ, existente de 1939, merece ser tratada com respeito e receber mais investimentos públicos.

Manifestamos todo o nosso apoio à gestão QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA do CENTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA, com a certeza de que as lutas desenvolvidas vão ao encontro de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade!

Saudações combativas e força na luta,

SINDICALISMO MILITANTE.