quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ato em defesa do IASERJ e dos serviços públicos

Nas últimas semanas, temos acompanhado os avanços do Governador Sérgio Cabral para destruir a Saúde Pública no Rio de Janeiro. 

A partir das 21h do dia 14 de julho e durante a madrugada do dia 15 de julho, a Polícia Militar cercou o Hospital Central do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ), para  forçar a transferência de 43 pacientes, então tratados na Unidade, situada na Av. Henrique Valadares. Nem os parentes dos pacientes nem o diretor do Hospital foram informados sobre as remoções!

Desde então, parentes, trabalhadores do Hospital e demais servidores públicos intensificam a Vigília, dormindo no local para aumentarmos a resistência em defesa do IASERJ! 

É preciso ainda explicarmos à população quem são os responsáveis pela situação precária na qual se encontram as unidades públicas de Saúde: o Governador Sérgio Cabral e o Secretário Sérgio Côrtes. Além deles, também foi absurda e desumana a decisão da juíza Simone Lopes da Costa, que derrubou a liminar que impedia a retirada dos pacientes e a desativação do Hospital do IASERJ.


Diante desse quadro, o Movimento SINDICALISMO MILITANTE convoca os trabalhadores da Educação e o conjunto da população para participar da Vigília e comparecer aos seguintes atos:

Amanhã, sexta-feira (27 de julho) às 18h no PÁTIO DO IASERJ!

Domingo (29 de julho) às 10h na Orla de Copacabana.


VAMOS DEFENDER O IASERJ E OS SERVIÇOS PÚBLICOS!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Histórico de luta do Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP)


O Movimento SINDICALISMO MILITANTE repudia a truculência e as arbitrariedades cometidas pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e apresenta seu total e irrestrito apoio ao reconhecimento do processo eleitoral realizado pela comunidade escolar do Instituto de Educação Rangel Pestana, em Nova Iguaçu. 

Direção é CARGO DE CONFIANÇA DA COMUNIDADE ESCOLAR!
Pelo reconhecimento do processo eleitoral realizado e da escolha feita pela comunidade escolar!

Rio de Janeiro, 17 de julho de 2012.

Histórico de luta do Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP)

Esta luta começa no dia 31/05/2012, quando a nossa diretora – eleita pela comunidade escolar – foi chamada após às 19h para comparecer à coordenadoria e tomar ciência de sua exoneração (que seria ratifica no Diário Oficial de 01/06/2012) pela suposta falta de entrega do Censo Escolar/2011, o que já foi provado ser um motivo inexistente. A partir deste momento, o Instituto de Educação Rangel Pestana mostrou uma força incalculável para que sua vontade fosse aceita: o direito de ter um(a) diretor(a) eleito(a) pela comunidade escolar!
Houve manifestações no pátio da escola, na coordenadoria, no calçadão de Nova Iguaçu (uma das ruas centrais do município), em frente à Secretaria Estadual de Educação / RJ (SEEDUC). Ah! A SEEDUC... Neste local, onde deveriam estar e permanecer pessoas voltadas para a educação pública de qualidade, que se realiza por meio do diálogo e do reconhecimento do outro, foi lá onde professores da instituição (que realmente merecem ser chamados como tal) ouviram as mais diversas barbaridades e ameaças! Lá ouvimos que as manifestações realizadas não importavam, sabe por quê? Porque a comunidade escolar não importa e o que vale é a caneta, que põe e dispõe a bel prazer (segundo a fala dos representantes da Secretaria Estadual). Assim com a desculpa de que o concurso para diretor seria a forma mais adequada para selecionar os dirigentes de uma escola (concurso esse que possui avaliações eliminatórias muito subjetivas, a última etapa do processo é uma entrevista onde é avaliado o perfil do candidato, e este perfil não é identificado em local nenhum), a SEEDUC tenta desmerecer cada vez mais a comunidade escolar.
Foi neste clima tenso, por mais de um mês, que a escola ficou sem direção geral. No dia 04/07/2012 chegou ao IERP um diretor geral interino, diretor este que não era concursado (pré-requisito para o cargo, segundo a SEEDUC), concurso esse que realizou sua primeira etapa no domingo, dia 15/07/2012. O interino, em reunião com alunos e professores (assim que chegou à escola), falou (confidenciou?) que faria sim esse concurso, que tiraria 1º lugar e que escolheria o IERP para dirigir, trazendo mais dúvidas para o processo de seleção.
A vinda deste senhor causou tanto alvoroço na escola que a SEEDUC enviou o Sr. Paulo Fortunato (Superintendente de Gestão), e com ele ameaças veladas e ameaças diretas. A escola decidiu gritar! Realizou eleições para diretor! A comunidade escolar organizou, preparou, se mobilizou para um dos atos mais democráticos que há. E o que os representantes de um governo eleito fizeram? Ameaçaram! Queriam nomes, matrículas, queriam delações... E o que fizemos? Cada vez mais unidos, mantivemos nosso propósito de educar, formar cidadãos críticos e políticos. Fizemos debate e tivemos a ilustre presença do Sr. Fortunato, tentando amedrontar com sua aparição. Todavia, novamente não obteve êxito. A eleição foi marcada para os dias 12 e 13 de julho. No dia 11/07 um membro da SEEDUC avisou que seríamos pulverizados se houvesse um voto na urna, sabe quantos houve? Mais de 1.300 votos! Temos um professor da instituição eleito pela comunidade escolar!
No dia 13/07 (sexta-feira 13), tivemos mais uma visita ilustre, demonstrando a força do nosso movimento e das nossas ações, iria ao IERP uma comitiva da SEEDUC, estando presente o subsecretário de educação, Sr. Antônio. Gentil, cordial, simpático disse tudo o que o superintendente de gestão falou, mas com um sorriso nos lábios. O foco da nossa luta, agora, é o reconhecimento do nosso diretor eleito em pleito legítimo, mas (ainda) não legal.
Pensando nesta luta, os professores, funcionários e estudantes organizaram atividades para o período de recesso, para não esquecerem que também fazemos parte da escola, que somos a escola. Esta ocupação foi feita na 2ª feira (16/07) com a participação da comunidade escolar. Mas, como incomodamos bastante... Hoje, tivemos uma surpresa: o corpo docente e discente NÃO pôde entrar e permanecer no IERP. Os portões da escola estão fechados e protegidos, assim como os ouvidos e a boa vontade da Secretaria Estadual de Educação/RJ.
Este relato tem a intenção de obtermos apoio de todos que se comprometem com a educação e que sabem seu valor, como também para incentivar um movimento de onda, onde todas as escolas estaduais se animem a fazer eleições de seus diretores para mostrarmos nossa força. Serve para avaliarmos, com muita criticidade, a postura do atual governo! Por que numa escola não se pode votar, aprender a votar, a analisar propostas, a vivenciar uma boa escolha e o seu inverso, perceber que a maioria (o povo) seleciona quem deve ou não representá-lo e se isso não for realizado da forma prometida, o escolhido pode ser destituído de tal função. Por que essa postura dos nossos governantes que, por acaso, foram eleitos por meio dos votos?
Chamo a atenção para outro fato, o IERP é uma escola de formação de professores, servimos de exemplo para os futuros professores! Se há queixas da inércia da classe, temos que enaltecer tal processo de resistência para fortalecermos as futuras lutas. Assim, teremos professores não só para reproduzir conteúdo, mas sim para formar pessoas com propósitos de pensamento coletivo.

Relato enviado pela Professora Carla Ramalho (Educação Física).



Confira também a notícia na página do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação:

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Paralisação de 48 horas amanhã e quarta - REDE ESTADUAL

O Movimento SINDICALISMO MILITANTE informa e convoca @s Trabalhador@s da rede estadual do Rio de Janeiro para a 

PARALISAÇÃO DE 48 HORAS NOS DIAS 03 E 04 DE JULHO!


Nossa Assembleia ocorrerá às 14h de terça-feira, dia 03, no Clube Municipal, para definir os rumos de nossas lutas em defesa do Plano de Carreira.

Como esta paralisação é unificada com os demais servidores estaduais, na quarta-feira, dia 04, faremos a concentração no Largo do Machado às 10h para marchar até o Palácio Guanabara e mostrarmos nossa contrariedade a mais este ataque do Governo corrupto e burguês de Sérgio Cabral.


CABRAL, TIRE AS MÃOS DE NOSSO PLANO DE CARREIRA!

O TRIÊNIO É NOSSO!

ABAIXO AS METAS DE PRODUTIVIDADE IMPOSTAS PELO GOVERNO SÉRGIO CABRAL!

BASTA DE MERITOCRACIA!

QUEREMOS INVESTIMENTOS SÉRIOS NA EDUCAÇÃO!