As redes do Estado e do Município do Rio de Janeiro fazem paralisação dos trabalhos durante o dia 16/09, quinta-feira. Neste dia, ocorrerá a Marcha em Defesa da Educação Pública, com concentração marcada para 11h na Candelária, de onde os profissionais de educação sairão em passeata até a Cinelândia.
As redes aprovaram esta paralisação nas suas últimas respectivas Assembleias. Professores e funcionários da rede estadual continuam em luta por melhores salários e pela qualidade da educação pública, contra a desvalorização profissional, a privatização e sucateamento da rede levadas a cabo pelo governo Cabral/PMDB. Na rede municipal, o que continua a ser o eixo da mobilização é a luta contra o Projeto de Lei Complementar 41, apresentado pelo governo Paes/PMDB, que pode ser votado em breve. Vamos lutar e resistir para que o governo recue em suas intenções de precarizar a aposentadoria dos servidores municipais. (1)
Precisamos lutar para defender a dignidade das condições de trabalho dos profissionais de educação, considerando-se a relação direta entre as condições de trabalho e a possibilidade de realização de uma educação com qualidade, ou seja, uma educação pública que não figure entre as piores do país como ocorre atualmente, o que demonstram os recentes índices de IDEB e ENEM.
Somente a nossa luta pode transformar a realidade da educação pública no Rio de Janeiro! Vamos assumi-la!
(1) Ver nosso texto sobre o PLC 41: "A reforma da previdência municipal: vamos lutar contra a precarização de nossa aposentadoria!" em http://sindicalismomilitante.blogspot.com/2010/08/reforma-da-previdencia-municipal-vamos.html