terça-feira, 10 de maio de 2011

XIII Congresso Ordinário do SEPE

Na avaliação do Sindicalismo Militante, a divulgação desse importante Congresso não tem sido proporcional à sua importância. Tentamos, na medida de nossas forças e instrumentos de divulgação, difundir as informações aos profissionais da Educação. É de suma importância que a categoria discuta sobre a conjuntura em nosso país em tempos de crise econômica e trace propostas de ação para enfrentar os ataques que visam à salvação dos empresários e banqueiros e ao desmonte da Educação Pública, realizados pelos governantes do nosso país. Além disso, muitas críticas ao sindicato são feitas pelos profissionais no cotidiano e realmente precisamos de uma representação mais presente e mais próxima das escolas! Portanto, divulgamos aqui as informações e incentivamos a realização de Assembleias nas escolas para ampliar a participação da categoria nas deliberações sobre os rumos de nosso Sindicato.

Com o tema “Escola não é fábrica, aluno não é mercadoria, educação não é negócio – contra a meritocracia e a produtividade na educação”, durante os dias 26, 27 e 28 de maio ocorrerá a maior instância deliberativa do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE): seu Congresso Estadual.

Durante o evento, a entidade possui como objetivos analisar e discutir reformas sindical, trabalhista, previdenciária e universitária em curso pelo país; elaborar estratégias de luta para defender a Educação Pública e a organização dos Movimentos Sociais; avaliar a conjuntura para o enfrentamento às políticas neoliberais implementadas pelos governantes; avançar na construção de um projeto alternativo de educação, atrelado a uma sociedade qualitativamente superior à atual; e refletir sobre a organização do próprio sindicato. A pauta encontra-se dividida em cinco pontos, a saber, Conjuntura; Políticas Educacionais; Avaliação do movimento, organização, lutas e concepção sindical; Atualização do Estatuto e organização do SEPE/RJ; e Análise dos convênios com planos de saúde[1].

Além dos membros efetivos da Direção Estadual, de diretores de núcleos e regionais com licença sindical, qualquer profissional da Educação tem a possibilidade de ser delegado(a), com direito a voz e voto no Congresso. Para isso, é necessário que seja convocada e realizada em sua escola uma Assembleia [2], durante a qual sejam discutidos os pontos da pauta e eleitos os(as) candidatos(as). Os(as) eleitos(as) precisam se filiar ao SEPE até o dia em que a Assembleia for realizada [3]! As assembleias para eleição de delegados(as) podem ser realizadas até o dia 19 de maio e as respectivas atas devem ser entregues até o dia 20 de maio, tendo como limites os horários de 17h nas sedes dos núcleos ou regionais e 21h na sede do SEPE/Central [4].

Também é possível participar do Congresso como observador(a). A taxa de inscrição será paga no ato do credenciamento e custa R$5,00 para professores(as) e R$3,00 para funcionários(as) administrativos(as).

O Sindicalismo Militante se coloca à disposição para maiores informações sobre o Congresso, diálogos sobre os pontos de pauta e auxílio para a realização das Assembleias.

[1] As normas regimentais do XIII Congresso Ordinário do SEPE estão disponíveis em http://www.seperj.org.br/pdf/normas_regimentais.pdf

[2] A ata da Assembleia nas escolas deve ser assinada pelos participantes e indicar os(as) profissionais eleitos(as): http://www.seperj.org.br/pdf/atadeeleicao_escola.pdf

[3] Para se sindicalizar, o(a) profissional precisa estar munido(a) de contra-cheque na maioria dos casos e preencher a ficha de filiação. Profissionais das redes municipal do Rio de Janeiro e estadual do RJ podem se filiar na sede do SEPE/Central; profissionais de outras redes municipais podem procurar os núcleos e regionais mais próximos: http://www.seperj.org.br/sindicalizacao.php

[4] Rua Evaristo da Veiga, 55, 8º andar – Centro. Tel: (21)2195-0450.


Contatos:

End. Eletrônico: sindicalismo_militante@yahoo.com.br

Twitter: http://twitter.com/#!/Sind_Militante

Blog: http://sindicalismomilitante.blogspot.com

Telefone: (21)9450-2472 - Gabriel

(21) 9955-8771 - Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário