terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fortalecer a Greve rumo às conquistas! FORA PAES E CLAUDIA COSTIN!

Em 2013, o Dia do Educador será comemorado nas ruas, com uma bela e necessária luta travada em defesa da Educação Pública contra os governos de Sérgio Cabral e Eduardo Paes e os secretários empresariais de Educação Wilson Risolia e Claudia Costin. Com o apoio maciço da população à nossa categoria, mesmo diante dos inúmeros ataques mentirosos e confusos da grande mídia, nossa tarefa é fortalecer ainda mais a greve, em busca de conquistas que possibilitem um novo amanhã para a Educação no Rio de Janeiro. Além de decidirmos pela continuidade da greve na Assembleia da rede municipal, alguns debates são importantes para avaliarmos nossos caminhos e pensarmos coletivamente no fortalecimento da luta.

1: FORA PAES. Ao apresentar esta consigna desde o início da greve, elegemos o Poder Executivo como o nosso foco de enfrentamento e o maior responsável pelos ataques à Educação Pública e seus profissionais. Não podemos morder a isca das artimanhas governamentais em direcionar decisões para os Poderes Judiciário ou Legislativo, como faz a direção majoritária do SEPE ao propor vigílias em frente ao Tribunal de Justiça ou na própria Câmara de Vereadores. Os momentos em que a categoria mais avançou, conseguindo reuniões de negociação, foram a partir da pressão sobre o Poder Executivo! E podemos avançar mais, conquistando corações e mentes e nos organizando com amplos setores da sociedade para que Paes nos deixe em paz!

2: FORA COSTIN. Na parte final da última Assembleia, setores governistas da direção do SEPE – ligados ao PT e ao PCdoB – defenderam a retirada deste ponto de nossa pauta de reivindicações, alegando que “não podemos ficar em greve até a queda da Secretária” e venceram a votação. Ora, será que é o receio de que algum quadro do PT vá assumir a Pasta da Educação e deixar ainda mais claro para a categoria que o partido é comprometido com o desmonte da Educação Pública? Para nós, é fundamental o retorno do FORA COSTIN às nossas reivindicações! Não podemos aceitar a permanência da meritocracia e do privatismo com esta representante do Movimento Todos Pela Educação!

3: FIM DA PM, ATOS GRANDIOSOS E RADICALIZAÇÃO. Nos dias 28 e 30/9 e 1/10, acompanhamos mais casos de truculência por parte da Polícia Militar, a mando do Governador Sérgio Cabral. A mesma PM que mata Amarildos bate em Educadores! A desmilitarização da Polícia Militar é um debate fortalecido a partir da presença de dezenas de milhares de Educadores na passeata de 7/10 em defesa da Educação e contra a violência do Estado! Hoje teremos mais um grande ato para expor ao mundo que, na capital dos megaeventos esportivos, a Educação está em péssimas condições. Diante da intransigência do Prefeito em encerrar as negociações com a categoria, ações mais radicalizadas podem e devem ser adotadas como método para pressionar novamente Eduardo Paes. As ocupações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores foram ações que colocaram o movimento em outro patamar. É tempo de agirmos para obter as conquistas necessárias!


4: A CUT NÃO NOS REPRESENTA! Em 2006, a categoria decidiu em plebiscito que nosso Sindicato rompesse com a Central Única dos Trabalhadores, que passou a servir como um braço do Governo Federal após a ascensão de Lula/PT ao poder. Temos visto adesivos desta Central que não nos representa! A reorganização da classe trabalhadora no país passa pela construção e fortalecimento de uma nova central sindical, fora das amarras do governo e que efetivamente enfrente a tríade de Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Dilma Rousseff. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário