domingo, 1 de junho de 2014

Nota de apoio da ExNEEF à Greve

NOTA DE APOIO À GREVE UNIFICADA DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

A Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física, entidade reconhecida por ter fincado suas raízes na luta por uma sociedade sem quaisquer tipos de exploração e opressão, sempre em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, encaminha seu apoio à greve unificada dos servidores da educação dos Municípios e do Estado do Rio de Janeiro, organizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (SEPE), que conta com assembleias lotadas e grandes atos, demonstrando ser uma greve muito forte, com a base radicalizada, pronta para arrancar vitórias dos governos municipal e estadual do RJ.

Coloca-se a importância dessa luta em um momento de acirramento das contradições da sociedade brasileira, onde as prioridades do Estado são o enriquecimento de poucos e o crescimento da iniciativa privada em detrimento dos mais diversos segmentos pauperizados da classe trabalhadora, que têm cada vez mais sua vida precarizada em prol da realização dos megaeventos esportivos. Enquanto entidade, tocamos a campanha “Dos megaeventos eu abro mão”, justamente para colocar os estudantes em luta, em movimento, qualificando o debate, denunciando e combatendo o caráter norteador desses megaeventos, ou seja: manutenção e aumento dos lucros dos grandes empresários, às custas da classe trabalhadora, que sofre com a retirada de direitos, criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, aumento progressivo da repressão, remoções compulsórias etc. Não nos calaremos mais frente a esse processo! As ruas e as diversas greves provam isso!

É importante ressaltar o papel do SEPE e a sua relevância na conjuntura supracitada, tendo em 2013 uma atuação protagonista na manutenção da radicalização da conjuntura do Rio de Janeiro, pós junho e julho, com mais de 80% da categoria parada, em atos de mais de 50 mil pessoas, já perto do fim do ano. Nós, estudantes de Educação Física, que seremos necessariamente docentes, em breve engrossaremos as fileiras da luta docente, da luta sindical, e por isso, consideramos importante nos manter em diálogo, fortalecendo o apoio mútuo entre ExNEEF e SEPE, para fomentar e articular as lutas em nossa sociedade. Nesse sentido, nos colocamos juntos aos educadores na luta, não apenas por um novo projeto educacional, mas por um novo projeto de sociedade, mais justo, sem opressão e exploração.

NÃO VAI TER COPA! VAI TER GREVE!

Gestão ExNEEF – 2013/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário