terça-feira, 29 de setembro de 2009

Abaixo-assinado em apoio à professora Denize Quintal Alvarenga e sua luta contra a perseguição política sofrida


Nós, abaixo-assinados, apoiamos a luta da professora Denize Quintal Alvarenga contra a perseguição política sofrida por conta de sua participação na recente greve dos profissionais de educação do Estado do Rio de Janeiro. A direção do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo, localizado em Cabo Frio-RJ, puniu arbitrariamente a professora por ter participado do movimento grevista e lutado intensa e corajosamente pela mobilização em sua escola, retirando sua GLP (aula extra). A perseguição torna-se evidente porque a direção da escola resolveu lançar no controle de ponto da professora o código 30 – falta não justificada – em vez de 61 – falta por greve – procedimento incorreto e ilegal adotado pela direção. Com isso, o diretor usou o falso argumento de que a professora era faltosa e, portanto, não deveria ter direito à GLP. No entanto, suas faltas foram motivadas por sua participação na greve, um direito que lhe é garantido! O histórico da professora Denize demonstra sua assiduidade e responsabilidade com seu trabalho na escola. O corte de sua GLP caracteriza-se como perseguição política.

Além disto, a direção do SEPE - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - deveria apoiá-la e protegê-la com todo o seu potencial. Toda a estrutura sindical controlada pela direção precisa servir aos trabalhadores no momento em que estes mais precisam que esta imensa estrutura funcione. O apoio aos profissionais de educação perseguidos por conta de sua brava e corajosa luta precisa ser prioridade para que o SEPE cresça e avance nas lutas!

Apoiamos a luta da professora Denize Quintal Alvarenga! Sua luta é nossa luta!

A direção do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo precisa restabelecer a GLP à professora Denize imediatamente!


Assine e divulgue o abaixo-assinado:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5078


4 comentários:

  1. Nossa solidariedade a professora Denize Alvarenga e repúdio à Direção do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo.
    Seria bom divulgar o nome da Diretora deste Instituto para sabermos quem batalha contra o trabalhador. Por outro lado, não ficou clara a posição do SEPE no evento - "o SEPE deveria apoiá-la. Apoiou? Se não, por que?

    Como membro de um coletivo de professores da FAETEC que denunciou irregularidades no ISERJ, mais conhecido como Instituto de Educação, na Tijuca, também fomos perseguidos pela Direção (diretora Sandra Santos e Conselho Superior) e tivemos franco e total apoio do SINDPEFAETEC.
    Apoiamos a greve e "a luta da professora Denise Alvarenga? Sua luta é nossa luta!"

    Professora Rosa Neves, Laboratório de Estudos Marxismo e Educação, FAETEC.

    ResponderExcluir
  2. Professora Rosa, não podemos dizer que houve "franco e total apoio" por parte do SEPE de imediato, mas é preciso sim afirmar a importância fundamental da atuação do Sindicato e suas estruturas para a vitória da luta da professora nesse caso: foi expedida liminar que obriga a direção da escola da professora Denize a retornar os tempos da GLP a ela.

    O caso de perseguição à professora e a luta realizada a partir de então por setores da categoria e pelo SEPE precisam se tornar exemplos para o futuro, para garantir a luta grevista, o direito de organização e greve, e a confiança que todos os professores e funcionários devem ter na eventual necessidade de pleno apoio por parte do SEPE contra esse tipo de perseguição. Só assim poderemos fortalecer o movimento dos profissionais de educação e avançar nas lutas sindicais.

    Se você passar novamente pelo blog, deixe seu e-mail para contato ou envie uma mensagem ao nosso e-mail.

    Professor Adolpho Ferreira, Sindicalismo Militante.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meus agradecimentos ao "Sindicalismo Militante" pela coragem e atuação em minha defesa.
    Desde o início lidou com esta questão de forma coletiva e, por esse caráter, reconhecia na minha vitória a possibilidade de crédito à categoria.
    Poucas são as pessoas que saem de si para o encontro do outro.
    O que encontrei nesse movimento foi a certeza de que é possível acreditar em pessoas maiores do que o sentimento desta geração "fone de ouvido".
    "Nenhum passo atrás. Que a ofensa feita a um seja a luta de todos!"
    Encontrem em mim, o que encontrei aqui.
    A quem precisar...
    Profª Denize Quintal
    Cabo Frio - RJ - (22) 88324262

    ResponderExcluir