domingo, 19 de junho de 2011

Profissionais da Educação e estudantes ocupam as ruas de Macaé



Somando-se às lutas da rede estadual, em greve, os profissionais da Educação da rede municipal de Macaé deliberaram pela paralisação de 24h na última quinta-feira, 16 de junho. Cerca de 70% dos profissionais aderiram à paralisação, realizando ainda uma manifestação unificada das redes, iniciada às 10h na Praça Veríssimo de Melo, que percorreu as ruas do Centro da cidade até chegar à sede da Prefeitura. Aproximadamente 600 educadores e estudantes participaram da passeata.






Como o prefeito Riverton Mussi/PMDB não estava presente, por telefone solicitou aos procuradores que recebessem uma comissão para dialogar. Em Assembleia, os presentes indicaram três diretores do SEPE, dois professores A, dois professores C, uma auxiliar de serviços escolares, uma mãe de aluno e um estudante. A comissão apresentou os principais pontos da pauta de reivindicações e um clima cordial estava estabelecido, até a chegada do Secretário de Educação Guto Garcia, que se portou de maneira truculenta, chegando a afirmar precipitadamente que a Prefeitura não abonaria a falta dos profissionais em paralisação e que "a escola é a 'cara' da diretora; se está em más condições, é porque a diretora não está correndo atrás". Como o diálogo com a Procuradoria foi introdutório e diante da pressão realizada na terceira paralisação com manifestação de rua no ano, o Prefeito se comprometeu a receber a mesma comissão na próxima terça-feira, 21 de junho, às 17h, para que prossigam as negociações.




A categoria deliberou nova paralisação de 24h para terça-feira. Será realizada uma Assembleia às 15h na Praça Veríssimo de Melo, de onde sairá nova passeata até a Prefeitura.




O SINDICALISMO MILITANTE esteve presente na manifestação, distribuindo seu panfleto, realizando intervenções e puxando palavras de ordem durante a passeata. Após o ato, realizamos passadas em três escolas, deixando cartazes informando a paralisação e dialogando com os educadores acerca da importância de uma adesão forte para obtermos mais conquistas e melhorias para a Educação Pública em Macaé. O Professor Gabriel, do Colégio Municipal Botafogo, é um dos representantes na comissão e ratificou a posição do movimento: "apenas a nossa Luta pode transformar em realidade o slogan que aponta a Educação como a maior riqueza de Macaé. Mantendo a mobilização, pressionaremos a Prefeitura para que inicie o atendimento dos 21 pontos de nossa pauta. Até agora obtivemos avanços significativos, como a incorporação da regência e a equiparação salarial, mas efetivamente nenhum ponto da pauta foi atendido. O momento é ótimo no município, pois a Educação nunca tinha levado centenas de pessoas às ruas e esse ano foi a terceira atividade, que contou com o maciço apoio da população, que buzinava nos carros e aplaudia ao ver a passeata".




Aproveitamos a oportunidade para que os professores C prestem muita atenção na proposta da Prefeitura de "nos fornecer a opção de trocar a carga horária das 16h para 20h semanais". Hoje, quem possui a carga de 16h, leciona 12 tempos por semana (12 horas-aula); trocando para 20h, lecionará 18 tempos, pois serão 15h em sala (18 horas-aula) e as 5h restantes para planejamento, segundo explicações do Secretário de Educação durante o Fórum Municipal de Educação, no dia 15 de junho. Haverá, portanto, um aumento de 50% da carga de trabalho, enquanto a diferença salarial não chega a 25%! "Os professores de Português e Matemática passam a ter três turmas em vez de duas; os de História, Ciências e Geografia passam a seis em vez de quatro; e os de Educação Física, Educação Artística e Língua Inglesa, nove turmas em vez das seis atuais. Além da sobrecarga de trabalho, as adesões individuais à nova carga horária dividem a categoria, pois haveria duas cargas horárias diferentes para o mesmo cargo e professores antigos pegariam mais turmas na escola, possivelmente faltando turmas para os professores novos, que seriam forçados a buscar tempos em outras unidades escolares! Portanto, fica nosso apelo para que NENHUM PROFISSIONAL ACEITE A MUDANÇA DA CARGA HORÁRIA!", explicou o Professor Gabriel.






PRÓXIMA TERÇA-FEIRA 21 DE JUNHO


PARALISAÇÃO DE 24H



ÀS 15H - ASSEMBLEIA NA PRAÇA VERÍSSIMO DE MELO



PASSEATA ATÉ A PREFEITURA



17H - REUNIÃO DA COMISSÃO COM O PREFEITO RIVERTON MUSSI






Confira algumas fotos da manifestação:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário